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Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/gestaolegalnaadvocacia/www/site/wp-includes/functions.php on line 6114
O retorno dos tribunais: Duas ações estratégicas para fidelizar e prospectar clientes – Hipólito Consultores Gestão Legal na Advocacia

O retorno dos tribunais: Duas ações estratégicas para fidelizar e prospectar clientes

O retorno dos tribunais: Duas ações estratégicas para fidelizar e prospectar clientes

O retorno dos tribunais é uma data importante! Não só porque os prazos voltam ao normal – ou seja, trabalho e dinheiro no bolso do advogado de contencioso – mas, especialmente porque é uma importante oportunidade de prospecção e fidelização de clientes.

Qual é a maior dor do cliente jurídico? Sim, essa mesmo: A falta de informação.

É comum, quase que rotineiro, o cliente que quer trocar de advogado… E quando é questionado o motivo, 90% das vezes a resposta éEle não me dá notícias no meu processo!

Suponha o seguinte: Você foi contratado para uma demanda. Você vai lá ajuíza a ação e depois de dizer ao cliente, “protocolei seu processo”, você simplesmente some e só aparece 5 anos depois quando o processo acaba para dizer: “ganhamos!”

Mesmo com a boa notícia – isso é claro considerando que ele não procurou outro advogado nesse meio de tempo e te abandonou – você pode ter certeza que ele não ficará satisfeito. Se a notícia for ruim, então…Pronto você arrumou um grande hater da sua marca profissional.

Situação outra se dá se, independente de você ganhar ou perder, esse cliente tiver passado esses 5 anos de tramitação processual sendo informado sobre cada ato que você realizou no processo. E por quê? Simplesmente porque você fez dele algo que originalmente ele é:

“O protagonista da história.”

Prestar informação gera confiança e confiança proporciona credibilidade e boa fama.

Bom acho que já deu para entender, certo? Mas e o que isso tem a ver com o retorno dos tribunais? Absolutamente tudo!

Você pode aproveitar este momento para fazer um relatório de panorama processual para o cliente e indicar quais as medidas que serão tomadas agora que os processos voltaram a “andar”.

Quantos advogados fazem isso? Bem poucos. E justamente por isso funciona! não acredita? Teste e me conta depois, combinado?


Agora vamos a prospecção.

Como o retorno dos tribunais pode te ajudar a prospectar clientes?

Você pode “vender” seus serviços para outros advogados. Já pensou nisso? É o que eu faço!

No escritório coordeno a área de recursos e estratégias processuais, portanto, minha especialidade é traçar ações estratégicas em processos a partir da análise de decisões judiciais, – principalmente de tribunais superiores – e realizar os atos recursais, tais como: a elaboração do próprio recurso em si, despacho de memoriais e sustentação oral nos tribunais.

Em quais tribunais? Do tribunal local (TJ/TRF) ao STJ.

Para quem eu faço isso? Para advogados. E vou te dizer, até o ano passado já foram mais de quinhentos recursos em 11 Estados. Bastante né?, Até eu me surpreendi quando fui analisar as métricas em dezembro…

E por que estou te contando isso? Simplesmente para que você entenda que advogados também podem ser seus clientes, basta que você pegue algo que você faça bem e tenha experiência, e oferte.

E como você vai ofertar esse serviço? Redes sociais, proposta direta de parcerias, etc.

Existem vários caminhos e estratégias que você pode usar basta testar. E o melhor de tudo? Por ser um produto de colega para colega, você poderá abranger suas estratégias de marketing sem ferir o nosso Código de Ética e Disciplina.

Então vai lá arregaça as mangas e parte para a ação.

Fonte: Jusbrasil