Advocacia Humanizada é o Caminho para o Futuro

Advocacia Humanizada é o Caminho para o Futuro

A atuação jurídica é algo que vai muito além das questões legais e processuais. É uma atividade que envolve a tratativa com pessoas, suas emoções, necessidades, preocupações e angústias.

Nesse contexto, uma abordagem humanizada na relação com o cliente se apresenta como um diferencial essencial, que não apenas fortalece a conexão entre as partes, mas também contribui significativamente para o sucesso do caso.

Para ilustrar o tema, gosto de mencionar um caso em que atuei assessorando os infoprodutores e influencers digitais Paulo Cuenca e Danielle Noce.

A situação envolvia a assinatura de uma escritura de compra e venda que precisava de um suporte jurídico em tempo recorde. Lembro de ouvir o Paulo Cuenca explicando que esse prazo apertado para a concretização do negócio envolvia uma crença da sua esposa, Danielle Noce, a respeito do alinhamento cósmico e energia dos astros.

O relato foi feito com certo receio por se tratar de uma situação que não é compreendida pela maioria das pessoas. Entretanto, logo mencionei que entendia completamente e que havia alterado a data de nascimento da minha filha justamente por acreditar em numerologia e por intuir que não era o melhor momento para vivenciar esse acontecimento.

Dessa forma, de maneira genuína pude criar rapport, ou seja, estabeleci uma conexão com o casal e me comprometi com a conclusão do trabalho dentro do prazo solicitado, o que tranquilizou a ambos após nossa conversa.

Com o diálogo que tivemos, ficou nítida a satisfação manifestada por eles, ao terem sido acolhidos e em momento nenhum julgados. Além disso, foram ajustadas as particularidades da prestação de serviços de modo que se sentissem seguros e tranquilos com o suporte jurídico oferecido.

Uma abordagem humanizada na advocacia consiste em tratar os clientes não apenas como meros casos ou números em uma planilha, mas como indivíduos únicos, com suas histórias e aspirações. Isso envolve ouvir atentamente, mostrar empatia e compreender as questões emocionais que muitas vezes estão subjacentes aos problemas legais.

A confiança é a base de qualquer relacionamento, e no contexto jurídico não é diferente. Quando os clientes sentem que estão sendo ouvidos e compreendidos, tendem a confiar no trabalho do advogado e em suas orientações. Sendo assim, permite que o profissional construa uma atuação mais sólida e estratégica.

Algo essencial nesse relacionamento é a clareza e transparência na comunicação entre o profissional e cliente. Importante evitar os jargões jurídicos complicados e se esforçar para explicar as questões jurídicas de maneira mais compreensível para o cliente.

A humanização da relação advogado-cliente transcende o âmbito jurídico e se baseia em valores de empatia, compreensão e respeito mútuo. Tratar os clientes com esse cuidado, não apenas fortalece a conexão entre as partes, mas também resulta em benefícios tangíveis para o sucesso do caso e a satisfação de todos os envolvidos.

Em um mundo cada vez mais complexo e impessoal, a advocacia humanizada se destaca como uma prática essencial para o futuro da atuação jurídica.

Fonte: HSM Management