A nova ferramenta de trabalho para o profissional Jurídico Moderno.

A nova ferramenta de trabalho para o profissional Jurídico Moderno.

Com bem sabemos, a nossa capacidade de armazenar informações é limitada se comparada com a de um computador. Por tal desigualdade lógica e pensando na evolução das inovações tecnológicas é que a inteligência artificial ou I.A. está causando mudanças nos mais diversos setores de mão de obra humana.

A IA é uma tecnologia emergente que vem sendo cada vez mais utilizada para melhor a eficiência e diminuir o tempo empenhado para desenvolver um trabalho, como não poderia ser diferente, isso inclui os escritórios jurídicos. Uma inteligência artificial é capaz de realizar tarefas que eram antes exclusivas paras os seres humana, como análise de grandes quantidades de dados, ou consultorias que impliquem processos para tomada de decisões por exemplo. Isso implica em uma mudança significativa no ambiente de trabalho, apresentando muitos benefícios, mas também enormes desafios.

No setor jurídico, a inteligência artificial pode melhorar o desempenho de tarefas repetitivas, como revisar documentos, classificar casos e prever resultados. Isso com certeza proporciona uma eficiência e redução de custos para os escritórios de advocacia e outros departamentos jurídicos. No entanto, cabe a nós levar em consideração um tema muito discutido nesses ambientes que é a substituição de trabalhadores humanos por robôs, o que pode levar a desempregos em massa e mudanças nas estruturas de empregos.

Pensando em benefícios, que são inúmeros, a AI além de poder ser usada para melhorar as tomadas de decisões, análise mais precisa de precedentes e uma previsão muito mais eficiente nos resultados, pode ainda contribuir para decisões judiciais mais bem fundamentadas e justas, por ser uma máquina que carece de dogmas éticos e morais estritamente pessoais que influem nas decisões judiciais, como também, pode nos levar a refletir sobre questões éticas sobre responsabilidade e transparências das decisões baseadas em AI.

Os profissionais da área jurídica devem estar preparados para encarar estes desafios, porque o que se esperava ser apenas um mais um filme de ficção científica, tem-se mostrado uma realidade cada vez mais presente. É importante que o profissional jurídico se adapte às inovações tecnológicas e desenvolva habilidades técnicas em IA, bem como habilidade de pensamento crítico e ético. Além disso, é importante que estejam cientes dos desafios regulatórios e legais que irão surgir em decorrência das novas tecnologias baseadas em IA no setor jurídico. Muito além de manter-se atualizado com as mudanças nos paradigmas legais que acontecem com frequência no direito moderno, acompanhar as tendências e as inovações tecnológicas nessa área também será fundamental para manter-se preparado para os desafios futuros.

Fonte: Jusbrasil