O mundo jurídico muitas vezes reticente aos avanços da tecnologia, não pode mais fugir dessa realidade. Não basta se atualizar nas leis e jurisprudências, o advogado precisa estar sempre em contato com as mais avançadas soluções tecnológicas. Estar atualizado garante diferencial no mercado, competitividade, produtividade e eficiência.
Perguntamos a alguns advogados, qual a opinião deles sobre os softwares e robôs no mercado da advocacia. Conheça algumas opiniões sobre o tema.
“Processos serão simplificados e o quadro de pessoal será mais enxuto, mas as estratégias ainda estarão sob o controle de advogados por muito tempo.”
“Eles devem servir para auxiliar e não substituir advogados, sob pena de se tornarem as relações ainda mais frias e distantes.”
“É uma tendência. Muitas áreas, produtos e serviços estão mudando e até acabando com a chegada de novas tecnologias. No Direito isso não é diferente. Teremos que nos adaptar. É um fato.”
“Os softwares e robôs no mercado da advocacia são uma realidade e acredito que o uso destas tecnologias será intensificado como forma de redução de custo e ganho de eficiência nas empresas e escritórios nos próximos anos. Desta forma, acredito fortemente que a tecnologia será uma aliada daqueles advogados que conseguirem se preparar para estas novas ferramentas relacionadas à inteligência artificial, utilizando-as a seu favor.”
“Acredito que serviços burocráticos serão substituídos por robôs. A inteligência artificial trará agilidade e assertividade nas relações jurídicas. Assim, o trabalho intelectual do advogado permanecerá e com mais valorização.”
“São fontes importantes para se buscar informação confiável mas jamais substituirão a capacidade humana de raciocinar sobre os problemas enfrentados na vida real.”
“Os softwares possibilitam um gerenciamento jurídico eficaz, servindo os relatórios gerencias de métricas para a tomada de ações mais assertivas. Os robôs podem auxiliar nos serviços de massa, auxiliando na produtividade e agilidade dos procedimentos.”
“São uma tendência sem volta.”
“Temos bons softwares, mas vejo que em boa parte deles faltou a visão do advogado no desenvolvimento.”
“Diminuiriam as atividades administrativas repetitivas, deixando maior tempo para as atividades analíticas e técnicas.”
“Ainda incapazes de substituir mão de obra especializada e de alto valor agregado. Porém, em relação a serviços massificados e de baixíssimo valor agregado, há possibilidade de substituição parcial de advogados.”
“Creio que será um acontecimento inevitável que bem administrado acarretará uma evolução e um diferencial aos que se adaptarem às novas tecnologias.”
“Acredito que os softwares e robôs podem auxiliar no trabalho do advogado, mas jamais substituí-los.”
“São úteis, mas são perigosos. Creio que o atual estágio da inteligência artificial ainda não é suficiente para que a capacidade de adaptação do ser humano seja dispensável neste ramo do trabalho.”
“Bem utilizados, serão uma grande ajuda. Todavia, podem atrapalhar a vida dos novos advogados e também aqueles que têm atividade meramente repetitiva.”
“Os softwares jurídicos tem facilitado muito o desenvolvimento do trabalho do advogado, poupando nosso tempo que antes era gasto com trabalhos mecânicos como pesquisas de andamentos e elaboração de relatórios, agora este tempo pode ser direcionado para atividades mais técnicas e atualizações profissionais. Acredito que os softwares não serão capazes de substituir o trabalho do advogado, pois nossa área necessita de muita intervenção humana. A atividade interpretativa não é mecânica, muito embora os softwares nos ajudem a achar saídas para os problemas que nos são submetidos à análise. O bom profissional se manterá no mercado, os softwares assustam os profissionais que não se atualizam ou não desenvolvem seu trabalho com afinco e rigidez.”
“A tecnologia afeta a advocacia de massa e pode substituir a consultoria ligeira.”
“Acredito que hoje os robôs não podem fazer ou servir de mão-de-obra qualificada para o mercado, mas podem ajudar em pesquisas em escritórios.”
“Auxiliam o advogado, mas jamais irão tirar o emprego, pois falta ao robô (pelo menos até agora) raciocínio, para estabelecer estratégia de procedimentos, tanto jurídicos quanto tecnológicos.”
“Fundamentais como ferramenta de facilitação, modernização, agilidade e acessibilidade.”
“Cada vez mais essenciais para uma prestação do serviço jurídico com qualidade, rapidez, segurança e competitividade.”
“Os softwares são importantes para automação de departamentos Jurídico e escritório, por exemplo . Quanto à utilização de robôs , entendo que inteligência artificial é uma realidade que contribuirá muito na realização de determinadas tarefas administrativas, receptiva, por exemplo. Contudo, acho que ainda vai levar um tempo para substituir o profissional em diversas situações que requer a sua presença, como por exemplo: negociação com clientes, realização de audiência , sustentação oral nos tribunais.”
“Acho inevitável que a tecnologia tenha influência no trabalho dos advogados e que muitas tarefas sejam executadas por softwares no futuro, principalmente no que se refere a resolução de conflitos. Falam até do mediador on line ” I mediator” , tema do congresso do IBA Mediation Australia.”
“Muito parecidos e complexos demais. Falta algo simples customizado com preço justo e adequado aos pequenos escritórios/jurídicos internos.”
“Ainda há muito a ser melhorado. Tem sistemas que são lentos e pouco amigáveis.”
E você o que acha?
Para ajudar você a entrar em contato de uma vez só com empresas experientes e conhecer cases de sucesso na área jurídica, organizamos a Legal Tech Forum.
Serão dois dias em que você terá contato com experts em tecnologia jurídica, que serão capazes de orientar você a levar seu escritório ou departamento para o próximo nível.
Empresas que já implementaram projetos de sucesso estarão te esperando!
Você não precisa ser um grande entendedor da tecnologia para se beneficiar disso, pois você encontrará profissionais aptos e experientes para te ajudar.
Quando?
Dias 22 e 23 de Maio das 8h às 18h.
Onde?
Em São Paulo no Hotel Maksoud Plaza.
Como participar:
Exposição GRATUITA – visite a exposição e converse com profissionais nos Stands. A inscrição antecipada é obrigatória.
CONGRESSO – Para você que quer mais, convidamos renomados profissionais que falarão sobre seus cases de sucesso em um Congresso de 2 dias, com muito aprendizado e troca de experiências.
O nosso objetivo é que você possa escolher as melhores soluções e tecnologias para aumentar sua produtividade. Além de ter ideias e insights para o seu dia a dia.
Informações e inscrições:
