Os modelos de gestão para escritórios de advocacia, assim como as ferramentas para uma boa administração no mercado jurídico, evoluíram bastante nos últimos anos. A forma de gerir um negócio, hoje, abre uma gama de oportunidades para tornar o ambiente cada vez mais colaborativo e diverso.
É claro que, dentro os modelos, existe aquele que você irá identificar como o mais eficiente para o seu escritório. Além disso, não necessariamente você precisa seguir à risca uma forma. Você pode mesclar as características de cada padrão e criar o seu.
Um ponto importante que você deve entender sobre os modelos de gestão, é que para ser aplicado de forma equilibrada, é necessário ter noção da gestão atual e aplicar as novas padronizações de maneira gradual. Para entender melhor, continue lendo este artigo.
Para que a gestão no escritório de advocacia seja assertiva, existem alguns critérios que devem ser levados em consideração. A profissionalização de toda a sua equipe deve ser o foco principal, uma vez que o mercado tem se tornado cada dia mais competitivo.
De forma geral, vemos dois modelos de gestão para escritórios de advocacia que são mais utilizados e eficientes. Entenda:
O que é a gestão horizontal?
A gestão horizontal é um dos modelos que vamos explorar aqui. Esse tipo de administração se baseia no foco cooperativo, ou seja, o poder das decisões (ou microdecisões) é feito por todos os membros das equipes, sem o top-down — a hierarquia de “cima” para “baixo”. O mais interessante desse modelo de gestão é que os rumos empresariais do seu escritório são tratados em conjunto, abrindo espaço para discussões ainda que a definição seja dada pelo gestor.
Entre os principais benefícios de adotar esse modelo administrativo, você verá:
O que é a gestão vertical?
Já o modelo de gestão vertical — que também se faz bastante presente em escritórios de advocacia — tem como objetivo a centralização no comando e no controle das atividades, com uma estrutura hierárquica definida, o que é chamado de top-down. Ou seja, as decisões dos sócios ou gestor do escritório reflete em todas as outras camadas.
Nesse modelo, existem maiores burocracias fazendo com que os colaboradores do escritório tenham um caminho bem definido pela qual precisam percorrer para garantir o funcionamento.
A gestão vertical também oferece certos benefícios para quem a adota e entre os principais:
Veja, entender os modelos de gestão é o primeiro passo para compreender quais dos dois pode ser mais aplicável dentro do seu negócio. Não existe uma fórmula que garante o tipo administrativo que dará mais certo, levará maior credibilidade e clientes para seu escritório, logo, uma forma é testar um de cada vez.
Identifique qual é o seu modelo atual e procure realizar um teste permeando entre os dois modelos
Se o tipo atual é a gestão vertical > aplique algumas características da gestão horizontal;
ou
Se o tipo atual é a gestão horizontal > aplique algumas características da gestão vertical.
Fonte: Jusbrasil