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foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/gestaolegalnaadvocacia/www/site/wp-includes/functions.php on line 6114Recentemente, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) aprovou novas regras para os escritórios da área jurídica utilizarem as redes sociais. Isso aconteceu principalmente após a pandemia e a fase de isolamento, quando ficou evidente que a internet se tornou um dos principais meios para a divulgação de serviços e para a publicidade.
“O mais importante é que o mundo jurídico agora pode ter uma visibilidade maior nas mídias sociais. E é preciso estar mesmo presente nestes canais, afinal, apenas no Instagram, hoje, são mais de um bilhão de usuários”, indica a especialista em marketing digital Aline Bak.
Aline Bak ressalta, ainda, que o marketing jurídico é muito voltado para a autoridade, sendo que o relacionamento é essencial para os advogados.
Além disso, a consultora explica que, com a nova regulamentação, é possível que estes profissionais tenham seus perfis nas redes sociais e produzam conteúdos informativos. “Vale a pena propor uma conversa com os seguidores, mas respeitando-se os limites das regras da OAB, claro”.
Outro ponto que Aline Bak enfatiza é o fato de agora a instituição liberar anúncios e impulsionamentos. “A condição é que as postagens sejam em forma de conteúdo, e não com foco em vendas”, diz a especialista.
Aline Bak destaca 8 estratégias para advogados que buscam ganhar autoridade e se tornar referência nas suas redes sociais. Confira a seguir:
O ponto inicial é sempre seguir a regulamentação da OAB. A partir daí as estratégias devem ser a base do marketing jurídico. “É essencial escolher as melhores redes sociais e saber o que postar em cada uma”, diz Aline. “Enquanto o Instagram deve ser explorado para a produção de conteúdos informativos e de valor, o LinkedIn pode ser utilizado para a publicação de artigos e para o fortalecimento de imagem no geral”, conclui a especialista.
Para o profissional de Direito se tornar um criador de conteúdo, é fundamental que se estabeleça um nicho de atuação específico nas mídias sociais. “Ao escolher uma vertente dentro do meio jurídico, isso traz especialização, o que garante um conteúdo personalizado, com credibilidade e que não é definido de maneira genérica “, avalia Aline. “Quanto mais e focado, mais presença e confiança o profissional passará para as pessoas que acompanham o seu perfil”, diz.
É necessário construir um plano de comunicação para as redes sociais, definindo a periodicidade das postagens e a linguagem que vai utilizar com os seguidores. “Daí em diante, o próximo passo é o planejamento de posts e conteúdo”, diz Aline. “Quando se faz essa lição de casa, o perfil fica mais coeso e organizado, e, como consequência, as postagens vão fluir melhor, o que vai também engajar mais o público”, diz.
“Ao focar bem no potencial cliente, o profissional consegue segmentar seu conteúdo e, consequentemente, construir postagens direcionadas e que vão dar maior destaque para sua conta”, orienta Aline.
Aline Bak destaca que o estudo da área como um todo, e principalmente, do nicho escolhido, é essencial para a construção de um perfil de sucesso. “Com a globalização, as informações correm muito rápido, por isso os conteúdos devem estar sempre atualizados e repercutindo o que acontece na área; isso vai garantir muito mais reputação”, afirma a especialista.
Uma das questões importantes nas mídias sociais é ter frequência nas postagens, e isso vale também para os advogados. Por isso, a especialista reforça que um bom planejamento deve levar em consideração a assiduidade. “Produzir conteúdo de modo sistemático é uma regra de ouro para se ter um perfil forte”, explica a especialista. “O Instagram, por exemplo, possui um algoritmo que direciona para as publicações mais recentes e, também, com mais curtidas, comentários e visualizações, assim que foram publicados. Por isso, a constância é fundamental para se ter sucesso nas mídias sociais”.
“É interessante alternar a forma da entrega de conteúdo para que o perfil tenha o papel de uma revista eletrônica; ou seja, precisa haver dinamismo”, explica. “Eu recomendo conteúdos que mostrem bastidores, respondam a dúvidas do público-alvo, e, ainda, forneçam dicas de utilidade pública. Esse tipo de abordagem, sempre respeitando a regulamentação da OAB, claro, costuma funcionar muito bem nas mídias sociais dos escritórios de advocacia”, afirma Aline.
Fonte: Jusbrasil