Por que o jovem advogado deve se preocupar com a gestão?

Por que o jovem advogado deve se preocupar com a gestão?

A pergunta que dá o título a esta matéria ainda soa estranha para muitos profissionais da área do direito, não só os recém-formados, mas também muitos advogados que já exercem a profissão há tempo, por incrível que pareça.

Infelizmente as faculdades de direito no Brasil não têm na sua grade curricular matérias que tratam de gestão, administração, ferramentas de trabalho para qualquer profissional atualmente, mas principalmente para profissões onde uma das possibilidades é seguir a carreira de maneira autônoma, profissional liberal; ou constituir uma organização de prestação de serviço jurídico, escritório de advocacia.
Saber administrar, gerir sua carreira, escritório, é no mundo atual condição que pode representar sucesso ou fracasso nos seus desafios profissionais, independentemente das qualificações técnicas que o profissional tenha. Ser um excelente advogado, com elevado saber jurídico, não é mais garantia de sucesso se este profissional não souber gerir seus negócios.
Apesar de eu ter enfatizado acima a importância destes conhecimentos para a carreira do advogado como autônomo ou sócio de um escritório, este saber é igualmente importante para aquele profissional que também optar por seguir carreira trabalhando em departamentos jurídicos de empresas ou ainda na vida pública, na magistratura ou ministério público.
É sabida a falta que faz no judiciário pessoas com conhecimento em gestão / administração para ajudar os profissionais do direito a prestarem um bom trabalho. Estamos falando aqui de organização, procedimentos, fluxos, informatização etc.
Portanto, independentemente qual o caminho que o formando em direito pretende seguir, fica claro que ter conhecimentos de administração, ferramentas de gestão é de extrema importância, pois isto tornará o profissional mais eficiente e competitivo.
A administração está no nosso dia a dia, na nossa casa, vida privada, seja individual ou familiar, inclusive conseguimos perceber quão maior é o nosso sucesso quando temos uma vida “bem administrada”.
Diante do exposto: desconhecimento em técnicas de administração e deficiência do ensino nas faculdades, não resta outra alternativa a estes profissionais, se não buscar este conhecimento de maneira proativa.
Vamos aqui abordar quais ferramentas de gestão devemos ter conhecimento.
A primeira delas e talvez a mais importante, é o Planejamento Estratégico.
Ter um Planejamento Estratégico é primordial para se alcançar o sucesso desejado sem depender do acaso, de “sorte”.
Ele nada mais é do que a pergunta profissional: “o que eu quero ser? ” É ele que vai dizer para onde se quer ir, é o Norte!
Exemplo para um escritório:
– Ser um escritório especializado em Tributário;
– Ser um escritório Full Service;
– Ser o maior escritório da minha região.
Dependendo do que se quer ser é para onde deve-se canalizar os investimentos de modo a torna-los mais produtivos. Seja investimento financeiro ou recurso humano.
Se não houver um planejamento, se não souber exatamente o que quer ser, dispersa-se esforços, perdendo eficiência e dinheiro.
Uma outra ferramenta é a Gestão Financeira, administração dos recursos financeiros para dele extrair o maior e melhor retorno, no curto e no longo prazo, na perpetuidade da organização.
Uma boa administração do caixa, do dinheiro da organização, garante tranquilidade aos sócios, clientes, fornecedores, funcionários e demais stakeholders do escritório.
Nesta área deve-se trabalhar o Orçamento; Balanço Patrimonial; Fluxo de Caixa; Investimentos; Faturamento; Recebimento dentre outros.
Como em toda área de prestação de serviço, onde o ativo mais importante são as pessoas, é preciso ter também uma boa gestão dos Recursos Humanos.
Administrar de maneira correta e eficiente os Recursos Humanos é muito importante.
Contratar corretamente profissionais alinhados com a estratégia da organização, com as competências técnicas e comportamentais adequadas para o que se precisa é o primeiro e importante passo. Mas, não basta só isto, é fundamental reter este profissional motivando-o, treinando-o, oferecendo possibilidade de crescimento e desenvolvimento dentro da estrutura onde se está inserido.
Num mundo cada vez mais tecnológico e digital é de suma importância a ferramenta Tecnologia da Informação.
Hoje é praticamente impossível sobreviver sem o uso de ferramentas tecnológicas, diante disto, não se pode abrir mão de uma excelente gestão destes recursos.
Saber identificar quais aplicativos e equipamentos são os mais adequados para o que se faz pode representar a sobrevivência da organização.
Estar atualizado para não ser ultrapassado pela concorrência é extremamente importante.
Uma outra ferramenta de gestão que adentrou o meio jurídico mais recentemente é Marketing.
Esta é uma ferramenta que o gestor deverá estar bem atento e saber das restrições legais que o ramo do direito impõem para não ferir princípios preestabelecidos.
Independentemente das restrições, existem várias ações de marketing que podem e devem ser utilizadas por profissionais da área do direito e que vão contribuir para a divulgação do seu saber jurídico, dos seus conhecimentos, das suas especializações.
Irá ajudar, quando corretamente trabalhada, na análise do mercado como: clientes e suas necessidades e concorrência.
Irá trabalhar a comunicação para o mercado de interesse e também internamente.

Saberá conduzir o relacionamento com o mercado, com a imprensa e público interno.

Outra ferramenta importante no segmento de prestação de serviço é a Gestão do Conhecimento.

Profissionais do segmento jurídico estão diretamente envolvidos com a produção de conhecimento, portanto saber administra-lo corretamente traz grandes benefícios para estas organizações. Não só os conhecimentos produzidos e gerados internamente, mas também os de fora.

No mundo do Big Data ter acesso a todo tipo de conhecimento e saber trabalhar com esta quase infinita fonte de informações poderá transformar o trabalho dos profissionais do direito em algo muito mais eficiente, rápido e barato.

Por fim, mas não menos importante, a Gestão da organização como um todo.

Aqui estamos falando da administração predial, localização e gestão do espaço físico, bem como todas as atribuições que envolvem facilities.

Uma boa gestão dos processos evita perda de tempo, morosidade e muitas vezes retrabalho, que aliás, quando gerido em conjunto com T.I. – Tecnologia da Informação, pode trazer grande diferencial competitivo, aumento da eficiência e redução de custo.

Muitos devem estar se questionando: mas se eu dominar tudo isto não serei um profissional do direito, mas um especialista em administração. E você está correto!

Por isto, o que se propõem não é transformar o profissional do direito num profundo conhecedor destas matérias, mas sim ter conhecimentos básicos e saber da sua existência, importância e como a correta prática e uso destas ferramentas poderá transformar de maneira positiva a sua vida. E também para que possa defender a implantação destas ferramentas na sua organização e possa cobrar de quem irá geri-las.

Para que estas ferramentas possam ser bem utilizadas de fato, você deverá ter um profissional habilitado para tal, um administrador.

Da mesma forma que quando preciso fazer um contrato devo contratar um advogado, a recíproca é verdadeira, para uma boa gestão administrativa preciso de um administrador, mas sem noções básicas destas ferramentas dificilmente tudo isto será aplicado.

“É obrigatório atentar-se para técnicas de gestão utilizadas em qualquer atividade profissional. Tais técnicas não dizem respeito apenas ao ramo do comércio. O management é uma ciência aplicável a qualquer esfera do conhecimento e é extremamente necessária para o desenvolvimento de qualquer atividade profissional, como é o caso do mercado legal.” (Roberto Quiroga Mosquera no prefácio do livro Gestão de Escritórios de Advocacia de Jaime Fernández Madero)

 

Mario Leandro Campos Esequiel – MATTOS FILHO, VEIGA FILHO, MARREY JR. E QUIRO

Mário Leandro Campos Esequiel é graduado em Economia em 1986 pela FAAP e com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV em 2009, há 15 anos como Diretor do Escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, responsável pelas áreas Administrativa, Financeira, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Marketing e Comunicação.