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Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/gestaolegalnaadvocacia/www/site/wp-includes/functions.php on line 6114
5 Forças de Porter: Como Elas Influenciam Resultados nos Negócios – Hipólito Consultores Gestão Legal na Advocacia

5 Forças de Porter: Como Elas Influenciam Resultados nos Negócios

5 Forças de Porter: Como Elas Influenciam Resultados nos Negócios

Para garantir o crescimento, a consolidação e a perenidade de um negócio, é fundamental compreender os fatores que impactam a sua competitividade no mercado. Há pelo menos cinco décadas, o modelo 5 forças de Porter vem apoiando executivos e empresas na compreensão dos fatores que influenciam os resultados e o sucesso de um negócio.

Essa ferramenta foi criada por Michael Porter em 1979 e publicada em artigo na Harvard Business Review. Desde então, transformou o campo da estratégia e tornou-se determinante para uma avaliação de mercado eficiente.

 

As 5 Forças de Porter

As 5 forças identificadas por Porter formam um framework que define a estrutura competitiva de uma indústria e sua rentabilidade.

Dessa forma, analisar a fundo cada um dos fatores a seguir pode ajudar organizações a anteciparem lacunas e oportunidades no mercado.

 

5 Forças de Porter - framework

Conheça, a seguir, cada uma das forças de Porter.

 

1. Poder de barganha de clientes

O poder dos consumidores é mais alto quando há um número de clientes bastante superior ao de concorrentes. Do contrário, muitos concorrentes resultariam em alta oferta, permitindo aos clientes barganhar e gerar valor para si.

Empresas concorrentes podem ser forçadas a atuar umas contra as outras, alterando o equilíbrio na relação do setor. Portanto, analise se esse mercado possui um público amplo ou limitado.

 

2. Poder de barganha de fornecedores

A escolha de fornecedores pode aumentar os preços ou reduzir a qualidade do produto ou serviço de uma empresa.

Assim, ao entrar em um novo mercado, é importante considerar se a empresa poderá contar com os mesmos fornecedores, se precisará de novos parceiros e se o local dispõe de fornecedores de qualidade e na quantidade necessária.

 

3. Ameaça de novos entrantes

A entrada de novos concorrentes em um segmento de mercado pode forçar negócios a manterem o preço baixo, a fim de acompanhar os valores ofertados pelo rival, ou gastarem mais para reter consumidores.

Para analisar esse fator, reflita sobre quais são as barreiras para entrada, incluindo economia de escala, diferenciação do produto, necessidades de capital, custos de mudança, desvantagens de custo independentes de escala e política de restrições governamentais.

 

4. Ameaça de produtos substitutos

Quando um novo produto ou serviço supre a mesma necessidade, mas de um jeito diferente, a rentabilidade da indústria também pode ser afetada.

São exemplos os e-mails que substituíram a comunicação por correio, as videoconferências que substituem viagens, os serviços como Uber que substituem o transporte por táxi ou ônibus.

Vale pensar: quais produtos podem substituir o que a empresa vende? O quão inovadora a sua solução é em comparação ao que o mercado oferece?

 

5. Rivalidade entre concorrentes

A alta rivalidade reduz o valor e dissipa a rentabilidade. A rivalidade tende a ser especialmente forte se:

  • há muitos concorrentes ou ocupam posições muito semelhantes no mercado,
  • o crescimento do setor é lento,
  • há custos fixos altos que criam incentivos para cortar preços,
  • as barreiras de saída são altas,
  • concorrentes estão fortemente comprometidos com os negócios,
  • as empresas têm objetivos diferentes, abordagens diversas para competir ou não têm familiaridade umas com as outras.

O modelo de Porter possibilita analisar o ambiente externo à organização, mostrando que a competitividade não está relacionada apenas à interação entre concorrentes, mas a um conjunto de fatores.

 

Fonte: FIA online