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domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/gestaolegalnaadvocacia/www/site/wp-includes/functions.php on line 6114social-warfare
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foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/gestaolegalnaadvocacia/www/site/wp-includes/functions.php on line 6114Para garantir o crescimento, a consolidação e a perenidade de um negócio, é fundamental compreender os fatores que impactam a sua competitividade no mercado. Há pelo menos cinco décadas, o modelo 5 forças de Porter vem apoiando executivos e empresas na compreensão dos fatores que influenciam os resultados e o sucesso de um negócio.
Essa ferramenta foi criada por Michael Porter em 1979 e publicada em artigo na Harvard Business Review. Desde então, transformou o campo da estratégia e tornou-se determinante para uma avaliação de mercado eficiente.
As 5 forças identificadas por Porter formam um framework que define a estrutura competitiva de uma indústria e sua rentabilidade.
Dessa forma, analisar a fundo cada um dos fatores a seguir pode ajudar organizações a anteciparem lacunas e oportunidades no mercado.
Conheça, a seguir, cada uma das forças de Porter.
O poder dos consumidores é mais alto quando há um número de clientes bastante superior ao de concorrentes. Do contrário, muitos concorrentes resultariam em alta oferta, permitindo aos clientes barganhar e gerar valor para si.
Empresas concorrentes podem ser forçadas a atuar umas contra as outras, alterando o equilíbrio na relação do setor. Portanto, analise se esse mercado possui um público amplo ou limitado.
A escolha de fornecedores pode aumentar os preços ou reduzir a qualidade do produto ou serviço de uma empresa.
Assim, ao entrar em um novo mercado, é importante considerar se a empresa poderá contar com os mesmos fornecedores, se precisará de novos parceiros e se o local dispõe de fornecedores de qualidade e na quantidade necessária.
A entrada de novos concorrentes em um segmento de mercado pode forçar negócios a manterem o preço baixo, a fim de acompanhar os valores ofertados pelo rival, ou gastarem mais para reter consumidores.
Para analisar esse fator, reflita sobre quais são as barreiras para entrada, incluindo economia de escala, diferenciação do produto, necessidades de capital, custos de mudança, desvantagens de custo independentes de escala e política de restrições governamentais.
Quando um novo produto ou serviço supre a mesma necessidade, mas de um jeito diferente, a rentabilidade da indústria também pode ser afetada.
São exemplos os e-mails que substituíram a comunicação por correio, as videoconferências que substituem viagens, os serviços como Uber que substituem o transporte por táxi ou ônibus.
Vale pensar: quais produtos podem substituir o que a empresa vende? O quão inovadora a sua solução é em comparação ao que o mercado oferece?
A alta rivalidade reduz o valor e dissipa a rentabilidade. A rivalidade tende a ser especialmente forte se:
O modelo de Porter possibilita analisar o ambiente externo à organização, mostrando que a competitividade não está relacionada apenas à interação entre concorrentes, mas a um conjunto de fatores.
Fonte: FIA online