VALORES REGEM AS NOSSAS DECISÕES

VALORES REGEM AS NOSSAS DECISÕES

Desde que nascemos somos dotados de direitos e obrigações pelo simples fato de estarmos vivos e isso envolve garantias asseguradas para que possamos ter um mínimo de dignidade na vida.

No entanto, como agentes de direitos, também o somos de deveres, pois o respeito com outro é fundamental em qualquer momento de nossa existência.

Acontece, que antes de olharmos para outro devemos nos voltar para nós a fim de descobrirmos o que nos faz feliz? O que nos motiva? O que determinou a nossa escolha pelo Direito e não por outra formação? O que definirá se seremos Advogado? Professor? Juiz? Promotor?

Nesse momento, em que somos chamados a tomar as decisões que norteiam nossas vidas, elas certamente serão baseadas pelos nossos valores.

Mas o que são valores? E de que modo eles influenciam a nossa vida?

Valores, dentre as inúmeras definições que existem na religião, na filosofia, na sociologia, podemos afirmar que são o conjunto de características de uma pessoa que determinam a forma como ela irá se comportar e interagir com o meio social.

Sua importância está no fato de que ao constituírem também um conjunto de regras morais que norteiam as relações humanas, os nossos valores influenciarão diretamente em cada decisão da nossa vida.

Desse modo, é fundamental conhecermos cada um dos valores que definem cada comportamento nosso, pois só assim teremos a consciência no agir.

Por exemplo, um pai que tem o amor pela sua família como um grande valor para ele e toma a decisão de trabalhar em prol dessa família para proporcionar uma vida confortável, deve tomar muito cuidado com essa decisão de trabalhar demasiadamente, pois pode acontecer desse trabalho excessivo afastar esse pai do lar, dos filhos, da esposa e, principalmente, do seu valor que determinou essa decisão, tornando-o negativo para o objetivo proposto.

Por isso, é sempre muito importante conhecermos o que queremos e o que está nos movendo a tomar determinada direção.

Outro exemplo, é o profissional que possui o valor da segurança financeira muito alto e que insiste em ser advogado, mas não consegue entender o porquê dele todo fim do mês ficar angustiado, desanimado e com medo.

Entender que este valor rege as decisões desse advogado pode levá-lo a tomar uma atitude para resolver o problema: largar a advocacia e se dedicar ao concurso público ou se organizar financeiramente para ter um fixo a receber por mês.

Vejamos que esse Advogado quanto mais inconsciente desse valor, mais insatisfeito ficará no exercício de sua profissão, levando-o a conviver com a angústia e o medo sem saber a sua origem, impedindo-o de tomar a decisão acertada para resolver o problema.
A grande verdade é que todos nós precisamos nos mover na direção dos nossos sonhos, na direção de nós mesmos; pois caso contrário, as pessoas nos moverão para as delas, já que nada é estático nessa vida. Se não remarmos na direção de onde queremos ir, conscientes de onde queremos chegar, a maré, certamente, nos levará para onde a correnteza se deslocará.

Assim, para irmos buscar nossos objetivos, nossos sonhos, precisamos ter consciência dos nossos valores que regem cada decisão, cada meta.

Se desejamos, enquanto profissionais do direito, sermos advogados de sucesso – objetivo maior – certamente é porque existe um valor muito forte que rege essa vontade.

Sabedores agora do sonho profissional, como nos movimentamos em sua direção? E como chegaremos lá?

A vida é cheia de pequenas decisões que vão nos impulsionando em passos, alguns pequenos; outros maiores, mas que vão nos empurrando em direção aos nossos sonhos.
Uma decisão isolada pode até parecer incoerente, mas o conjunto delas se completam para formar uma única ao final do processo.

Muitos são os caminhos que nos deslocam de um ponto A até o ponto B, mas o coaching é uma metodologia cientificamente comprovada e eficaz para ajudar a trilhar esse caminho.

O coaching nos dá a consciência necessária sobre os nossos valores mais encobertos, nos faz entender por que razão tomamos essa decisão e não aquela.
Na verdade, o coaching não nos guiará apenas de um ponto A até o ponto B, ele despertará a percepção, em nós, de todos os recursos e todas as ferramentas que dispomos para o trajeto, nos mostrará as qualidades (aptidões e habilidades) que temos ou que precisamos desenvolver para nos tornarmos a decisão que queremos ser!

_MG_9365

Claudia Chaves

Advogada


É Consultora especialista da Hipólito & Associados – Empresa de Consultoria, Assessoria e Estratégia para Escritórios de Advocacia. Assessora Jurídica de Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão. É especialista em Processo Civil e Direito Civil pela Universidade Ceuma e em Ciências Criminais pela UEMA em convênio com a Escola Superior do Ministério Público/ESMP. Possui formação em Business & Executive Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching- IBC/SP, reconhecido pelo ECA – European Coaching Association, GCC – Global Coaching Community, IAC – Internacional Association of Coaching. É Analista Comportamental em Avaliação 360º e da Ferramenta Assessment pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC/SP; Leader Coach reconhecido pelo Behavioral Coaching Institute – BCI. Possui formação em Career Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching – SBC/SP. Possui vários Cursos Especializados em Gestão de Escritórios de Advocacia e Marketing Jurídico, Captação de Clientes na Advocacia e Gestão do Tempo e de Negócios na Advocacia pela Escola Superior de Advocacia – ESA/MA. É Palestrante e membro do Centro de Estudos Constitucionais e Gestão Pública do Estado do Maranhão – CECGP e da Associação dos Advogados do Maranhão – AMAD.