Como Reinventar a Cultura do Crescimento Estratégico em Escritórios de Advocacia

Como Reinventar a Cultura do Crescimento Estratégico em Escritórios de Advocacia

“Nada é permanente, exceto a mudança.”

Heráclito

A necessidade de se manter atualizado, de compreender as mudanças diárias que o mundo da gestão oferece e de saber o quão rapidamente o conhecimento está se tornando obsoleto neste novo cenário nacional, se torna muito importante o novo aprendizado através da atualização e da capacitação em gestão estratégica empresarial para profissionais do direito e gestores jurídicos.

O frequente avanço dos modelos e técnicas de gestão avançada, sobretudo os modelos norte americanos de duas das maiores e mais conceituadas universidades do mundo, a New York University e a Columbia Business School, são referência de gestão cada vez mais utilizadas no Brasil, por executivos e diretores.

A advocacia nacional já está se reinventando e remodelando a sua forma de atuação em relação a  gestão interna e externa do escritório. É notória, a preocupação cada vez mais acentuada de sócios e diretores jurídicos com os resultados do escritório e com o desenvolvimento contínuo por parte dos profissionais.

São vários os fatores que acoplados aos modelos de gestão são diferenciais, ou que fazem a diferença para o escritório enfrentar o mercado regional, nacional e internacional, conquistar novos clientes e ampliar o faturamento.

Algumas situações internas que o escritório enfrenta por exemplo, são:

  • a alta rotatividade de advogados e estagiários
  • altos custos financeiros
  • falta de investimentos
  • ineficiência e desconhecimento para modelar a melhor estratégia para uma remuneração meritocrática para advogados associados
  • como encontrar o modelo ideal de distribuição de lucros aos sócios
  • como descobrir a melhor forma societária
  • como visualizar a importância da utilização de um planejamento jurídico no contencioso e no consultivo
  • identificar indicadores de desempenho que ajudem nas tomadas de decisões
  • como ultrapassar e avançar na questão cultural e filosófica da banca em relação aos novos conceitos de crescimento e de gestão de negócios
  • o enfrentamento de novos modelos e relatórios de gestão financeira e econômica
  • a falta da sistematização processual
  • como fazer a precificação dos honorários advocatícios
  • como reduzir custos
  • como organizar uma controladora jurídica, operacional e estratégica
  • como definir modelo de crescimento na carreira dos associados, dentre outros.

Internamente, o escritório precisa se organizar com relação aos modelos de relatórios gerencias e ferramentas de gestão, e implantar regras, normas e procedimentos para um fluxo normal, potente e mais eficiente das atividades jurídicas e administrativas.

Alguns fatores externos que influenciam o escritório no seu crescimento e que são enfrentados com muita dificuldade pelas sociedades como por exemplo, são as estratégias para alavancar os negócios do escritório ruma a uma expansão, como estabelecer relacionamento com o seu cliente, como conhecer estratégias para fidelizar o seu cliente, como criar novas oportunidades de negócios jurídicos, como posicionar e segmentar a sua marca de forma regional, nacional e mundial se for o caso, como administrar eventos do escritório, como potencializar a equipe jurídica para se diferenciar no mercado, como analisar cenários e definir estratégias nas áreas de atuação, dentre outros assuntos que nascem diariamente dentro do escritório e que devem ser vistos, analisados e muito bem geridos.

Externamente a visão é negocial e de oportunidades que possam criar possibilidades de crescimento real como parcerias, relacionamentos, negócios, etc.

Aqui a sociedade passa por planos de ação mapeados, definidos e estruturados como por exemplo a segmentação da marca do escritório e a construção do reconhecimento e da reputação dos sócios e da equipe jurídica no mercado ou dentro de um determinado setor. Existem estratégias que geram valor para o escritório através de uma atuação forte e concentrada pelos sócios e pelos associados. É necessário definir muito bem como o escritório pode atuar num modelo mais eficaz.

Tudo isso se transforma em crescimento e resultados. É isso que se busca! Não importa o modelo, o importante é crescer segundo o seu conceito de crescimento, ou trabalhamos para não crescer? O pensamento é: qual é o nosso modelo de crescimento? Onde queremos chegar? Se passaram 10 ou 15 anos de trabalho, crescemos e onde estamos? Para onde estamos indo? É isso que queremos para nós? E os próximos 10, 20 ou 30 anos, onde estaremos e como seremos reconhecidos? Quem serão os nossos sucessores? A geração Y de advogados é parte da equipe jurídica em nosso escritório, qual é o modelo de crescimento de carreira e de geração de resultados para esses profissionais? Queremos conquistar novos mercados e clientes nacionais e internacionais através de parcerias, negociações, aquisições e fusões? Qual é o planejamento e por onde começamos?

Existem vários significados para o crescimento, e isso depende de como a sociedade está organizada e de quais são os objetivos e metas dos sócios. Não se trabalha por trabalhar, se trabalha para ter lucro e a diferença está entre sabermos e conheceremos como se pode aumentar esse lucro através do planejamento ao longo dos anos no exercício da atividade jurídica.

O diferencial de um escritório é o momento quando se utiliza o planejamento e faz gestão com foco em inovação e novos resultados, do ponto de vista da gestão. O significado de crescimento pode ser, transformar uma banca tradicional com atuação em várias áreas do direito numa boutique com alta rentabilidade e poucos clientes em sua carteira. Pode ser ainda, motivada por gerar reconhecimento na área contenciosa numa carteira de volume e se tornar referência no cenário jurídico. Entende-se ainda como crescimento o aumento e a expansão de várias unidades do escritório espalhadas pelo País ou pelo mundo.

Os escritórios de advocacia podem ser classificados como generalistas, especialistas e abrangentes, e entender o que isso significa na vida da sociedade é fundamental para o crescimento e para o futuro.

Os clientes estão mais exigentes e buscam níveis de conhecimento profundo nas áreas de especialidade por parte dos seus advogados, tudo isso, aliado a novos modelos de gestão para prestar o melhor atendimento e definir o mais produtivo dos relacionamentos com o cliente.

Esta combinação elevará a envergadura de atuação da banca e o crescimento será questão de tempo.

Por: Adnilson Hipólito