Aspectos Relevantes da Administração Financeira na Advocacia

Aspectos Relevantes da Administração Financeira na Advocacia

Em outro artigo meu cujo título é “O Segredo Financeiro em 6 Movimentos para Gerenciar Estrategicamente o seu Escritório”, eu faço uma analogia da gestão financeira de escritório com o livro de Malba Tahan, “O Homem que Calculava”, onde encontra-se o caso dos quatro quatros expondo a seguinte questão. Como manipular quatro quatros em 10 equações que geram resultados de 1 a 10. Quero dizer com isso que a partir dos recursos materiais, ferramentais, pessoal e financeiros disponíveis no escritório interna e externamente, é possível pensar no planejamento.

Diretores de empresas e de firmas jurídicas estão preocupados com resultados. É o apontamento do resultado positivo que “homologa” o crescimento do escritório. Mas pensando friamente o resultado não aparece do nada no relatório financeiro, é preciso mais do que apenas controlar e verificar o resultado, é necessário desenvolve-lo. E isso vem da competência do gestor e dos diretores da sociedade.

Quando ouvimos ou falamos a palavra competência automaticamente pensamos isso eu sei e conheço, até já provei que tenho.

A competência é o conjunto do conhecimento, atitude e habilidade. Grandes acontecimentos acontecem quando as pessoas investem na sua competência em prol do planejamento da banca. Os gestores podem e devem sempre avançar no planejamento contando com os recursos disponíveis no escritório. É isso que faz diferença entre um gestor e outro, ou entre um escritório e outro.

Peter Drucker[1], “O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito”.

Segue, um quadro no qual eu julgo importante do ponto de vista das características da personalidade para um administrador de escritório de advocacia.

 

VIRTUDE PROBLEMA SOLUÇÃO
Autoconfiante Arrogante Humildade
Carismático Melodramático Empatia
Extrovertido Temperamental Controle Próprio
Discreto Cauteloso Otimismo
Racional Cético Fé e Esperança
Introvertido Reservado Amizade
Criativo Excêntrico Simplicidade
Crítico Passivo resistente Transparência
Detalhista Perfeccionista Desprendimento
Político Bajulador Sinceridade

Fonte: Rodolfo Montosa

 

Grandes e importantes aspectos de administração financeira na gestão do escritório precisam ser considerados para que tais resultados se realizem. Se você analisar com mais calma e de forma mais profunda, confirmará que a gestão financeira é uma das áreas mais importantes do crescimento. Não é somente ter capital para crescer mas pensar como o planejamento pode gerar capital para continuar crescendo.

Neste sentido, deve-se levar em consideração para fazer a gestão do escritório aspectos financeiros relevantes, e acredite, as possibilidades de atingir os resultados e aumentam consideravelmente.

Avalie a gestão do seu escritório da seguinte forma:

1 – A interatividade da administração financeira com as demais áreas do conhecimento. É necessário compreender a Economia e a Contabilidade. A administração financeira transita nas linhas da macroeconomia e da microeconomia. A macroeconomia considera aspectos como preço, consumo, mercado, clientes, capacidade financeira de empresas e consumidores, etc. A microeconomia considera aspectos como custos, receitas, estratégias, maximização do lucro, orçamentos, etc.

O administrador do escritório deve transitar nesta via, pois a demanda interna ostenta cada vez mais a competência financeira destes profissionais e a cobrança por geração de resultados também cada vez mais vultuosos por parte dos sócios.

2-  A administração financeira propriamente dita. É por meio de relatórios gerenciais e contábeis que se realiza a gestão. Existe uma diferença entre utilizar relatórios gerenciais e contábeis. A utilização dos relatórios gerenciais é justamente a gestão estratégica para tomada de decisões, ou seja, o gerenciamento do desempenho e dos resultados do escritório. Os relatórios contábeis são fundamentais para o registro fiscal e contábil, e avaliação patrimonial da Pessoa Jurídica. Portanto, o sentido da gestão na qual oriento aqui é a gestão gerencial, interna, visando o crescimento estratégico da banca.

A gestão ideal se faz com a manutenção de relatórios gerenciais relevantes, como por exemplo:

Administração do contas a pagar e do contas a receber

Administração bancaria

Fluxo de caixa

Demonstrativo de resultados

Avaliação de custos e despesas

Administração do capital de giro

Precificação dos honorários

Orçamento econômico e financeiro

Administração da cobrança de reembolsos e de honorários

Plano de investimentos

Plano de fundos

Precificação dos honorários

3 – Gestão de indicadores financeiros e de desempenho. A performance do escritório pode ser avaliada pelo viés do risco e pelo viés do retorno. Todo tipo de empreendimento ou de negócio está sujeito ao risco X retorno.

Estudiosos do assunto presumem dois tipos de risco: o risco sistemático ou o comum, inerente a qualquer negócio como por exemplo a situação das condições econômicas do País. E o risco especifico, ou o próprio, ou seja, o risco inerentes ao segmento de atuação.

Retorno significa ganho ou perda de qualquer profissional que investe em um negócio. Ou seja, um investimento realizado agora com expectativa de retorno no futuro. Lembro, que o retorno em alguns casos não são necessariamente só o financeiro.

Avalie a gestão do seu escritório e encontre soluções com relação ao risco, como por exemplo:

O risco financeiro

O risco de estratégia

O risco externo

Aproprie-se de indicadores para avaliar o desempenho do escritório e melhore a eficiência dos processos de gestão interna e externa, com foco na obtenção de melhores resultados.

Conheça e implante na gestão do escritório alguns indicadores relevantes aos olhos do planejamento, como por exemplo: margem de contribuição; ponto de equilíbrio; margem tributária; rentabilidade; liquidez corrente, margem de custo; lucratividade; margem de giro; capacidade de pagamento; margem de faturamento; metas como estratégia de indicadores, etc.

Lembre-se, o conhecimento e a estratégia financeira é fundamental para o sucesso do escritório.

[1] (1909-2005). Professor, escritor e consultor de gestão.

Por Adnilson Hipólito