QUAL O TAMANHO DA SUA VISÃO E DA SUA LIDERANÇA?

QUAL O TAMANHO DA SUA VISÃO E DA SUA LIDERANÇA?

Quem nunca abriu uma revista de negócios e leu sobre a conquista ou avanço de uma empresa no setor em que ela atua ou ainda no mercado em comum? Talvez essa empresa tenha comprado outra empresa do segmento para avançar em market share, ou realizou investimentos em TI e inovação e se reinventou, ou ainda efetuou investimentos na estrutura física e em pessoas para agregar valor aos clientes e fideliza-los e aumentar o faturamento, entre tantos outros movimentos que eu poderia destacar aqui…, mas na verdade o que quero dizer é se você já presenciou o crescimento de uma empresa de fato ou somente leu a respeito?

Esse tipo de operação sempre será um movimento executado a partir do propósito de crescimento que pode ser definido segundo o ideal e cultura da empresa pelos diretores, necessidade de demanda do mercado e o movimento do setor, e ainda pelo modelo de gestão e liderança desenvolvido e implantado na organização.

De fato, o desenvolvimento e o crescimento sustentável dentro de um escritório de advocacia, acontece quando passa a existir a gestão e o planejamento na cultura da sociedade.

Por óbvio, existem milhares de sociedades de advogados bem sucedidas e muito bem estruturadas e que remuneram muito bem a sua equipe e os sócios. No entanto, são muito poucos escritórios que fazem planejamento através de uma gestão profissional com visão de crescimento sustentável no médio e longo prazo e com liderança que envolve as pessoas e promove resultados.

Essa é uma tarefa difícil de ser realizada quando se trata da advocacia por um simples motivo, o foco principal do advogado de um modo geral, está na resolução dos problemas e questões jurídicas dos seus clientes e em paralelo tornando-se assim um grande desafio profissional para muitos advogados, o que também por outro lado e por outra razão muito simples, não existe na escola de direito o conhecimento da administração para os estudantes de direito.

Para aquele advogado que pretende ampliar o seu escritório em clientes, equipe, faturamento, estrutura, mercado, negócios, etc., necessariamente, terá que passar pelo “crivo” da visão empreendedora, e isto significa mencionar aqui, que o futuro do escritório depende da forma como os sócios pensam, olham e desejam a sociedade para próximos anos. Só isso faz toda a diferença pois é uma questão cultural e visionária! E afirmo que seria uma das maiores decisões na vida da sociedade para se manter vivo até o futuro.

Eu e você precisamos considerar e aceitar que a liderança é o ponto chave nesse processo de transformação, reestruturação e ampliação do escritório, e é a partir de uma nova cultura da gestão de execução e do tamanho da envergadura da visão dos sócios que as coisas mudam. E eu trago pra vocês aqui neste artigo os sete comportamentos essenciais de um líder, que é apresentado no livro “Execução – Execution A Disciplina para Atingir Resultados” de Larry Bossidy e Ram Charam, onde cada um de nós podemos parar um pouco pra pensar, analisar, praticar e aplicar senão todos, mas pelo menos alguns pontos dessas orientações, o que já seria um grande avanço:

. Conheça seu pessoal e o seu escritório

. Insista no realismo

. Estabeleça metas e prioridades claras

. Conclua o que foi planejado

. Recompense quem faz

. Amplie as habilidades das pessoas pela orientação

. Conheça a si próprio

Então, pode-se dizer, que o comportamento de advogados empreendedores e líderes de um escritório de advocacia que busca o crescimento e que se desenvolve gerando negócios e oportunidades é o próprio comportamento do escritório de advocacia exposto ao mercado e ao cliente, utilizando a visão empresarial e a liderança, como base para profissionalizar o escritório e gerar resultados.

A gestão pode ser a fonte de riqueza da sua carreira e do seu escritório.

Eu desejo a você, muito sucesso!

 

ADNILSON HIPÓLITO

Consultor, professor e palestrante especialista em Gestão de Escritório

adnilson@gestaolegalnaadvocacia.com.br

Captura de Tela 2016-06-21 às 17.47.54